sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Vício em celulares



Carlos Magalhães

Carlos Magalhães

IGREJA CONECTADA

Coluna fala sobre como levar a mensagem de Cristo ao maior número possível de pessoas com tecnologia digital e os recursos presentes no universo web.


Vício em celulares

Você sabia que existem mais celulares no mundo do que habitantes? Pois é, a cada minuto há mais celulares sendo vendidos que crianças nascendo.
O celular se tornou essencial para a vida de muita gente. Ele é fundamental para despertar todos os dias, chegar cedo no trabalho ou na escola, se comunicar com os amigos, estar informado sobre o que acontece no mundo, manter o relacionamento, conhecer novas pessoas,  reatar antigas amizades, registrar em fotos as experiências do dia, se divertir jogando e por aí vai. A lista da dependência aumenta quanto mais sofisticado for o aparelho e maior o pacote de dados.
O fato é que muita gente não consegue viver mais sem esses aparelhos. Uma pesquisa realizada por uma empresa norte-americana revelou que a maioria dos usuários (86%) prefere ficar sem água do que abrir mão dos seus aplicativos nos celulares ou smartphones.
O estudo alerta para a dependência que muitas pessoas estão criando com a tecnologia. 82% deles afirmaram que não conseguem viver sem os aplicativos nem por um dia sequer. E os mais usados são os de e-mail, depois vem o Facebook e por último o despertador.
Os neurocientistas dizem que o uso dos celulares nos fornece pequenos estímulos prazerosos dos quais nos tornamos dependentes. Ou seja, nosso cérebro se acostuma a receber novidades constantemente e passa a procurar por elas a todo instante.
É inegável que os celulares mudaram nossa forma de viver e que não se imagina um mundo sem eles. Mas não podemos nos tornar escravos deles. É preciso saber a hora de desligar. E fazê-lo sem medo, sem sentimento de culpa e com a certeza de que somos nós que devemos controlá-los e não o contrário.
Apps que ajudam a largar o vício
Parece contraditório, mas existem alguns aplicativos que ajudam a vencer o vício no próprio celular.  Geralmente eles monitoram o tempo que a pessoa gasta no celular, informam quando o uso está excessivo e alertam para doenças que o uso exagerado pode causar. Seguem alguns exemplos:
1.  Menthal - https://menthal.org
2.  Breakfree - http://www.breakfree-app.com

Passos para vencer o vício do celular
  1.  Mantenha-se ocupado.  Aprenda um hobby novo, como tricotar, bordar ou tocar um instrumento! Passe mais tempo fazendo coisas que precisam ser concluídas, sejam tarefas pequenas ou passar um tempo com a família.
  2.  Pense em porquê você gosta tanto do celular. Depois pense sobre o que você mais gosta nele e se imagine deletando esse recurso. Se for o problema for o celular inteiro, encare-o somente como uma maneira de se comunicar em caso de emergências.
  3.  Limite suas ligações ou diga para seus amigos sobre o seu vício. Eles poderão contribuir não prolongando as conversas.
  4.  Dê o seu celular para seus pais na hora em que você normalmente o usa. Horários normais de uso são depois da escola, depois do jantar e durante os finais de semana.
  5.  Contrate um plano pré-pago. Ele é parecido com um cartão telefônico – para usar uma certa quantidade de minutos é necessário pagar por ele. Quando chegar no limite de minutos, o telefone não pode mais ser utilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário