quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Onde começa a sabedoria?????

Onde começa a sabedoria

sabedoria
 
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência. Provérbios 9:10.
Vasta é a diferença entre o que Deus deu aos homens capacidade de se tornarem, e o grau de excelência a que eles em verdade atingem.
A Palavra de Deus apresenta o mais poderoso meio de educação, bem como a mais valiosa fonte de conhecimento ao alcance do homem. O entendimento adapta-se às dimensões dos assuntos com os quais lhe cumpre lidar. Caso se ocupe unicamente com questões triviais, comuns, sem nunca ser solicitado a diligente esforço para compreender grandes e eternas verdades, torna-se enfraquecido e atrofiado. Daí o valor das Escrituras como meio de cultura intelectual. … Elas conduzem diretamente à contemplação das mais exaltadas, mais enobrecedoras e mais estupendas verdades apresentadas ao espírito do homem. Dirigem-nos o pensamento ao infinito Autor de todas as coisas. Vemos revelado o caráter do Eterno, e ouvimos-Lhe a voz ao comunicar-Se Ele com patriarcas e profetas. Vemos explicados os mistérios de Sua providência, os grandes problemas que têm prendido a atenção de todo espírito pensante, mas que, sem o auxílio da revelação, em vão busca solver o intelecto humano. Elas nos abrem ao entendimento um simples e não obstante sublime sistema de teologia, apresentando verdades que uma criança pode apreender, mas que são no entanto de tão vasto alcance que confundem as faculdades do cérebro mais robusto.
Quanto mais profundamente é pesquisada a Palavra de Deus, e quanto mais bem compreendida, tanto mais vividamente compreenderá o aluno existir além infinita sabedoria, conhecimento e poder.
Se tão-somente os jovens aprenderem do Mestre celestial, como fez Daniel, saberão que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. … Podem-se erguer a qualquer altura em realizações intelectuais. Aqueles que se consagram a Deus, e que têm a proteção de Sua graça e a vivificante influência de Seu Espírito, manifestarão mais penetrante capacidade intelectual que os simples mundanos. Serão aptos a atingir ao mais alto, mais nobre exercício de toda faculdade.
Ellen G. White, Para Conhecê-lo, pág. 03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário